terça-feira, 23 de junho de 2009

Campanha da Pastoral da Criança

Saiu ontem no Jornal nacional, e no G1 esta reportagem sobre a nova campanha da Pastoral da Criança. Tomara que esta campanha "pegue", pois muitos ainda acreditam que dormir de lado é a melhor posição para o bebê. Além do body da campanha ser LINDO!! Quero muito um para o Matheus!!!
"Uma campanha lançada na segunda-feira (22) pela Pastoral da Criança orienta mães de todo o país sobre a posição correta para o sono dos bebês. Um estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita.
O dado desmente a crença de que ao dormir de barriga para cima o bebê pode aspirar o próprio vômito e se afogar. Segundo o pesquisador Cesar Victora, coordenador do Comitê de Mortalidade infantil de Pelotas (RS), se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”.
Victora ressalta ainda que, ao deitar de lado ou com a barriga para baixo, o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Apesar de comprovada, a medida ainda é adotada por poucas mães. Dados da Secretaria de Saúde de Pelotas mostram que apenas 21% dos bebês com menos de 3 meses dormem de barriga para cima, o que, segundo a Pastoral da Criança, é uma tendência nacional.
Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. A campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Unicef e Criança Esperança."
fonte: g1.globo.com
**Pesquisei algumas dicas para minimizar o risco da síndrome:
Lista de conferência para o sono seguro:
Regime pré-natal: É importante que você faça o pré-natal, compareça às consultas periódicas e tenha uma boa alimentação. Não use drogas nem ingira bebidas alcoólicas.
A cama: Use um colchão firme no berço para que seu bebê não afunde. Não use cobertores muito fofos, mantas grossas ou cachecóis no bebê, e retire qualquer brinquedo de pelúcia ou travesseiro de perto dele.
Posição: Coloque seu bebê para dormir sempre de costas. Para que ele não saia da posição, envolva-o em um cobertor com as mãos para cima e perto da boca, para que possa se tocar.
Temperatura: O quarto do bebê não deve estar muito quente. A temperatura deve estar agradável e o bebê não deve estar muito agasalhado para dormir.
Consultas periódicas: Leve seu bebê às consultas médicas periódicas e às de vacinação.
Ar puro: Nunca fume perto ou no quarto do bebê.
Amamentação: Dê o leite materno se possível, assim sua vida começará forte e saudável.
Hora de ficar de barriga para baixo (com supervisão): Incentive seu bebê a ficar de barriga para baixo quando ele estiver acordado, assim ele fortalecerá os músculos dos braços e ombros. Coloque-o no chão sobre um cobertor ou em um cercadinho com brinquedos que despertem seu interesse.

4 comentários:

  1. Amei as dicas! Não sabia de nada disso!!! Engravidando e aprendendo hehehe

    ResponderExcluir
  2. Passando pelo blog de uma amiga,vi seu recadinho e vi q vai ser mamã em agosto,o mês q nasceu meu bb.Vim desejar uma boa hora pra vc...q seu bb venha com mta saúde!Imagino sua anciedade hein?Agora está perto,ah...um aviso,aproveite q ele ainda não veio ao mundo para descançar bastante (durma mto)pq depois q nascer vai ser difícil rsrs...

    Xau,bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vi a campanha no JN. O Mateus séo fica de barriguinha pra cima. Vou colocar este post no blog dele e tb twittar, ok? Bjs, Andrea

    ResponderExcluir
  4. eu tenho esse body para vender! me encontre no http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12382618511667206518

    ResponderExcluir